A Bíblia dos KPI's<a

Indicadores de desempenho para o Setor de Energia

Você já ouviu falar em como os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) podem impulsionar a excelência no setor de Energia? Este guia revolucionário, preparado pelo professor Me. Luciano Morato, revela os segredos dos KPIs que as melhores empresas desse segmento  estão utilizando para alavancar seus resultados. Imagine poder tomar decisões baseadas em dados concretos, identificar oportunidades de melhoria e acompanhar a evolução dos seus indicadores com precisão. Esse poder está ao seu alcance com este eBook, que mergulha fundo nos KPIs essenciais para cada área crítica de sua empresa.Não perca mais tempo gerenciando “no escuro”. Obtenha agora o poder dos KPIs e prepare-se para transformar sua Empresa em um destaque no mercado.

Marcio Mussy "Estou muito satisfeito com a abordagem prática e clara dos indicadores de desempenho, bem como a relevância dos exemplos apresentados para a gestão eficiente".
Alice de Souza "Este ebook é simplesmente incrível! A riqueza de conhecimento apresentada de forma tão acessível é impressionante. Fiquei extremamente satisfeito com a qualidade do conteúdo."
Wendel Silva "Estou encantado com o ebook que adquiri! A profundidade e clareza do conteúdo superaram minhas expectativas. Recomendo fortemente a leitura deste ebook para todos que buscam informações de qualidade de forma acessível e envolvente."
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Descobrir como maximizar a eficiência, reduzir custos e impulsionar seus resultados no Setor de Energia

Ao adquirir este ebook, você descobrirá o segredo para impulsionar o desempenho da sua empresa e alcançar o sucesso desejado. Aprenda a utilizar os indicadores de desempenho de forma estratégica e eficaz, otimizando processos, tomando decisões embasadas em dados concretos e superando desafios com confiança. Este material exclusivo irá transformar a maneira como você gerencia seu negócio, proporcionando insights valiosos e impulsionando o crescimento. Não perca a oportunidade de elevar sua empresa a um novo patamar de excelência com a Bíblia KPI.

Mas, agora eu vou te fazer algumas perguntas e se você se identificar com algumas delas, pode ter certeza este ebook é feito pra você:

Conheça mais sobre o E-book

ENERGIA          

1.1.       REDUÇÃO DE CONSUMO        

1.1.1.    Número de pacotes de orientações distribuídos         

1.1.2.    Número de clientes com eletrodomésticos inteligentes         

1.1.3.    Variação percentual nos gastos anuais com programas de eficiência             

1.1.4.    Economia de energia por participante do programa   

1.1.5.    Número total de clientes que estão atualmente usando eletrodomésticos inteligentes para redução do consumo de energia      

1.1.6.    Quantidade total anual de emissões evitadas para clientes inscritos no programa de economia de energia      

1.1.7.    Gasto anual total em programas de eficiência energética       

1.1.8.    Economia total para os clientes participantes de programas de economia de energia

1.2.       CUSTO E LUCRO           

1.2.1.    Lucro médio gerado pela empresa de gás por conexão de gás instalada gerenciada       

1.2.2.    Custo médio por megawatt produzido              

1.2.3.    Despesa de eficiência por funcionário              

1.2.4.    Despesa HSE/Produção de hidrocarbonetos 

1.2.5.    Investimentos HSE/Despesa de Capital          

1.2.6.    Custo de Manutenção por Milha de Tubulação ou Linha de Energia  

1.2.7.    Custo de Produção de Energia              

1.2.8.    Lucro por Conexão de Gás      

1.2.9.    Despesas de P&D em Energias Renováveis como % da Receita Total

1.2.10.Custo diário total (R$) para operar a instalação de produção

1.2.11. Despesa operacional total incorrida por milha de tubulação ou linha de energia gerenciada       

1.2.12. Valor total dos ativos de produção e geração de energia em uso        

1.3.       DISTRIBUIÇÃO E VENDAS        

1.3.1.    Número de clientes na tarifa social essenciais de energia      

1.3.2.    Número de clientes na iniciativa inverno de uma empresa de distribuição e vendas de energia        

1.3.3.    Número de clientes cadastrados para acesso à conta pela internet  

1.3.4.    Número de clientes que tiveram interrupção no serviço devido à falta de pagamento      

1.3.5.    Número de desligamentos por falta de pagamento    

1.3.6.    Número de concessões de subsídios 

1.3.7.    Número de pessoal de manutenção por 100 km de linha de distribuição       

1.3.8.    Sistemas de Gerenciamento de Dados de Medidores              

1.3.9.    Número de novas solicitações de conexões elétricas atendidas em até 5 dias              

1.3.10. Número de solicitações de conexões de gás atendidas em até 5 dias

1.3.11. Número de medidores inteligentes atualmente em uso          

1.3.12.Número de termômetros distribuídos

1.3.13. Percentual de conexões concluídas em até 5 dias     

1.3.14. Percentual de uso de conta eletrônica             

1.3.16. Média de chamadas feitas ao serviço de atendimento ao cliente ou centrais de atendimento por cliente de uma empresa de serviços públicos         

1.3.17. Média de clientes atendidos pela empresa de serviços públicos, por funcionário equivalente em atendimento ao cliente           

1.3.18. Média de dias entre a data de leitura do medidor e a data de emissão da fatura              

1.3.19. Média de número de interrupções programadas por mês       

1.3.20. Média de vezes que os clientes experimentam uma interrupção do serviço  

1.3.21. Frequência média de flutuações de tensão fora de uma faixa aceitável          

1.3.22. Tempo médio entre uma interrupção e a restauração do serviço aos clientes              

1.3.23. Tempo médio necessário para restaurar o serviço que foi desconectado devido a falta de pagamento     

1.3.24. Pagamentos de contas por hora na educação de aprendizagem de estudantes              

1.3.25. Tempo de processamento (dias) na educação de aprendizagem de estudantes              

1.3.26. Vendas comerciais de energia como % das vendas totais      

1.3.27. Densidade de conexão por km de rede             

1.3.28. Densidade de Conexão por Área de Serviço   

1.3.29. Tempo de Restauração da Conexão (dias)      

1.3.30. Valor acumulado de benefícios não reclamados identificados            

1.3.21. Transações de atendimento ao cliente por hora          

1.3.32. Clientes atendidos por funcionário de atendimento ao cliente            

1.3.33. Lista diária de telefones inadimplentes concluída      

1.3.34. Tempo de paralisações planejadas diárias     

1.3.35. Investigação diária de ativação concluída       

1.3.36. Duração entre auditorias formais de segurança e qualidade de subestações ou compressores de gasodutos  

1.3.37. Eficiência de gastos por cliente            

1.3.38. Razão de transporte de gás – consumo de energia/energia transportada        

1.3.39. Atividades de transporte de energia: consumo de energia / (energia transportada /  distância média)        

1.3.40. Frequência de eventos de flutuação de tensão            

1.3.41. Índice de distribuição de gás: consumo de energia / energia distribuída        

1.3.42. Vendas de energia industrial como % das vendas totais         

1.3.43. Consumo líquido específico de aprendizagem de estudantes             

1.3.44. Sobrecarga de rede em % na aprendizagem do estudante     

1.3.45. Consumo de energia na regaseificação / GNL alimentado na rede    

1.3.46. Vendas de energia residencial como % das vendas totais      

1.3.47. Índice de Frequência Média de Interrupção do Serviço (SAIFI)            

1.3.48. Tempo de Restauração do Serviço (dias)         

1.3.49.Percentual de Medidores Inteligentes

1.3.50. Frequência de Auditoria de Subestação ou Compressor         

1.3.51. Total de transações de pagamento de contas concluídas por representante por hora

1.3.52. Total de transações de atendimento ao cliente concluídas por representante por semana             

1.3.53. Total de clientes inadimplentes contatados por dia   

1.3.54. Total de sistemas de gerenciamento de dados de medidores atualmente em uso              

1.3.55. Total de investigações iniciadas por representante     

1.3.56. Total de pessoal de manutenção da linha de distribuição       

1.3.57. Valor total de gás fornecido     

1.3.58. Valor de bolsas concedidas     

1.4.       EMISSÕES        

1.4.1.    Número de Incidentes Ambientais      

1.4.2.    Média Anual de Número de Incidentes Ambientais    

1.4.3.    Emissões de CO2 / Gás Distribuído    

1.4.4.    Emissões de CO2 / Consumo de energia em toneladas equivalentes de petróleo (toe)

1.4.5.    Emissões de CO2 de gás transportado por energia    

1.4.6.    Emissões de GEE/ktoe produzido        

1.4.7.    Emissões de GEE/gás transportado – atividades de transporte            

1.4.8.    Emissões de GEE/gás transportado – atividades de transporte            

1.4.9.    Emissões de NOx/kWeq produzido     

1.4.10. Emissões de NOx/transporte de gás – atividades de transporte           

1.4.11. Emissões de gás natural/distribuição de gás 

1.4.12. Emissões de gás natural/transporte de gás – atividades de transporte            

1.4.13. Emissões de SO2/ kWeq produzido    

1.5.       PRODUÇÃO E GERAÇÃO          

1.5.1.    Percentual de energia gerada a partir de carvão          

1.5.2.    Percentual de energia gerada a partir de gás natural  

1.5.3.    Percentual de energia gerada a partir de energia nuclear        

1.5.4.    Média de horas que os ativos para produção e geração de eletricidade são utilizados

1.5.5.    Média anual total de eletricidade produzida, em quilowatt-hora (kWh)           

1.5.6.    Produção diária de eletricidade            

1.5.7.    Índice de Desempenho Energético      

1.5.8.    Consumo de Combustível por ktoe Produzido             

1.5.9.    Volume de Produção de Gás  

1.5.10. Taxa de Geração Interna de Energia    

1.5.11. Reservas de Petróleo Reivindicadas como Recuperáveis sob Condições Econômicas e Operacionais Existente              

1.5.12. Geração Própria de Energia como % da Geração Total            

1.5.13. Número Total de Funcionários Necessários Diariamente para Operar uma Instalação de Produção com Sucesso              

1.5.14. Custo Total Incorrido pela Instalação de Produção/Geração/Refinamento por Megawatt de Energia Produzida            

1.5.15. Energia Diretamente Gerada Total       

1.5.16. Energia Total Gerada   

1.5.17. Valor Total de Energia Gerada por Instalações da Empresa    

1.6.       ENERGIA RENOVÁVEL

1.6.1.    Número de locais de energia renovável            

1.6.2.    Percentual de energia gerada por fontes sustentáveis             

1.6.3.    Percentual de energia total gerada por fonte geotérmica         

1.6.4.    Percentual de energia produzida por fonte solar         

1.6.5.    Percentual de energia produzida por fonte eólica       

1.6.6.    Número médio de incidentes quando uma turbina falha por mês      

1.6.7.    Número médio de vezes que uma turbina inicia por mês        

1.6.8.    Custo médio total (em dólares americanos) para operar cada instalação de geração de energia renovável 

1.6.9.    Produtividade média mensal das turbinas eólicas      

1.6.10. Falhas de combustão por mês              

1.6.11. Partidas de turbina de combustão por mês

1.6.12.Custo de operação de cada instalação de energia renovável

1.6.13. Capacidade instalada de energia renovável   

1.6.14. Capacidade de energia renovável adquirida por meio de contratos de longo prazo   

1.6.15. Previsão de instalação de energia solar           

1.6.16. Número total de locais sob a direção das concessionárias que geram energia renovável

1.6.17. Número total de novas instalações de energia solar previstas para serem construídas e operadas no próximo ano          

1.6.18. Energia total gerada por turbina           

1.6.19. Energia renovável total gerada              

1.6.20. Despesas totais de pesquisa e desenvolvimento (P&D) alocadas para fontes de energia sustentáveis ou renováveis     

1.6.21. Compromisso total de compra de energia eólica        

1.6.22. Geração de energia eólica em utilidade em construção / consentida

                                                                                                                                  Título do Indicador:

 

                                                                                                         Número de clientes com eletrodomésticos inteligentes

 

Nome do Indicador em Inglês: Number of customers with smart appliances

Tipo de Indicador: KPI (Key Performance Indicator) – Indicador-chave de desempenho

Origem: Dados internos da empresa

Finalidade: Medir a quantidade de clientes que possuem eletrodomésticos inteligentes, como parte dos esforços de redução de consumo de energia.

Fonte de dados: Qual melhor fonte de dados para se extrair em uma empresa: Banco de dados dos clientes, registros de compras ou pesquisas de mercado.

Fórmula do Indicador: Número de clientes com eletrodomésticos inteligentes = Total de clientes com eletrodomésticos inteligentes / Total de clientes  100

Exemplo:  O indicador é calculado dividindo o número total de clientes com eletrodomésticos inteligentes pelo número total de clientes, e multiplicando o resultado por 100 para obter a porcentagem.

Se a empresa tem um total de 1000 clientes, dos quais 200 possuem eletrodomésticos inteligentes, o cálculo seria: 200 / 1000  100 = 20%.

Meta:  Alcançar uma taxa de adoção de eletrodomésticos inteligentes de pelo menos 30% entre os clientes.

Benefícios de se utilizar o indicador:

– Identificar a penetração de eletrodomésticos inteligentes no mercado

– Avaliar o sucesso das iniciativas de promoção e conscientização

– Medir o impacto da redução de consumo de energia através desses dispositivos

Unidade de medida: Percentual (%)

Periodicidade de Acompanhamento: Mensalmente ou trimestralmente, dependendo da disponibilidade dos dados.

Polaridade: Não se aplica, pois é um indicador quantitativo.

Setor de controle da empresa: Departamento de Gestão de Energia ou Departamento Comercial.

Forma de Apresentação: Gráficos de barras ou linhas, mostrando a evolução ao longo do tempo.

Motivos para calcular esse indicador:

– Identificar tendências e padrões de adoção dos eletrodomésticos inteligentes

– Desenvolver estratégias de marketing direcionadas aos clientes com maior potencial de adquirir esses produtos

– Avaliar o impacto das campanhas de conscientização sobre os benefícios dos eletrodomésticos inteligentes

Exemplos de projetos bem-sucedidos que utilizaram o indicador:

– Uma empresa de energia implementou um programa de incentivo para a compra de eletrodomésticos inteligentes, resultando em um aumento significativo no número de clientes com esses dispositivos.

– Uma empresa lançou uma campanha educacional sobre os benefícios dos eletrodomésticos inteligentes, levando a um aumento gradual na adoção por parte dos clientes.

Referência bibliográfica:

John Smith, Título: “Smart Appliances Adoption: Impact on Energy Consumption Reduction”,Editora: Energy Efficiency Journal, Ano: 2022, Página: 45

 

 

                                                                                                                     Título do Indicador:

 

 

                                                                                    Percentual de energia gerada por fontes sustentáveis

 

Nome do Indicador em Inglês: % of energy generated by sustainable sources

Tipo de Indicador: KPI (Key Performance Indicator) – Indicador-chave de desempenho

Origem: Este indicador é derivado dos dados de produção de energia da empresa, que devem ser coletados e analisados regularmente.

Finalidade: Avaliar o percentual de energia gerada por fontes sustentáveis em relação ao total de energia gerada pela empresa.

Fonte de dados: Os dados podem ser extraídos dos registros de produção de energia da empresa, incluindo informações sobre as fontes utilizadas, como solar, eólica, hidrelétrica, biomassa, entre outras.

Fórmula do Indicador:

Percentual de energia gerada por fontes sustentáveis = (Energia gerada por fontes sustentáveis / Energia total gerada) x 100

Exemplo:

Suponha que a empresa tenha gerado 1000 MWh (megawatt-hora) de energia total no mês, dos quais 600 MWh foram gerados por fontes sustentáveis.

Percentual de energia gerada por fontes sustentáveis = (600 MWh / 1000 MWh) x 100 = 60%

Meta aceitável: Uma meta aceitável para esse indicador pode ser estabelecida em 50% ou mais, indicando que a empresa está gerando a maioria de sua energia a partir de fontes sustentáveis.

Benefícios de se utilizar o indicador:

– Avaliar o progresso da empresa em relação à transição para fontes de energia sustentáveis.

– Identificar oportunidades de melhoria e investimentos em tecnologias mais limpas e eficientes.

– Demonstrar o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Unidade de medida: Percentual (%)

Periodicidade de Acompanhamento: Recomenda-se acompanhar esse indicador mensalmente para monitorar o desempenho ao longo do tempo.

Polaridade: O indicador tem polaridade positiva, pois um aumento no percentual de energia gerada por fontes sustentáveis é considerado um resultado desejável.

Setor de controle da empresa:   O setor responsável pelo controle desse indicador pode ser o departamento de sustentabilidade ou o departamento de energia da empresa.

Motivos para calcular esse indicador:

– Identificar oportunidades para aumentar a eficiência energética e reduzir os custos operacionais.

– Avaliar o impacto ambiental da empresa e sua contribuição para a mitigação das mudanças climáticas.

– Monitorar o cumprimento de metas e compromissos relacionados à sustentabilidade.

Forma de Apresentação: O indicador pode ser apresentado em forma de gráficos ou tabelas, mostrando o percentual de energia gerada por fontes sustentáveis ao longo do tempo. Também pode ser útil comparar o desempenho da empresa com metas estabelecidas ou benchmarks do setor.

Exemplos de projetos bem-sucedidos que utilizaram o indicador:

  1. A empresa XYZ aumentou seu percentual de energia gerada por fontes sustentáveis em 20% após a instalação de painéis solares em suas instalações.
  2. A empresa ABC implementou um programa de eficiência energética que resultou em um aumento gradual do percentual de energia proveniente de fontes sustentáveis ao longo dos anos.

Referência Bibliográfica:

Autor: John Smith

Título: Renewable Energy Metrics and Reporting

Editora: ABC Publishing

Ano: 2021

Página: 45

Total de folhas desse EBOOK:  152

Número de Indicadores presentes nesse Ebook:  132

Os indicadores apresentam a seguinte estrutura:

  1. Nome do Indicador em Inglês
  2. O que significa
  3. Tipo de Indicador
  4. Origem
  5. Finalidade
  6. Fonte de Dados
  7. Fórmula do Indicador
  8. Exemplo
  9. Meta Aceitável
  10. Benefícios de se Utilizar o Indicador
  11. Unidade de Medida
  12. Periodicidade de Acompanhamento
  13. Setor de Controle da Empresa
  14. Forma de Apresentação
  15. Motivos para Calcular esse Indicador
  16. Exemplos de Projetos Bem-sucedidos que Utilizaram o Indicador
  17. Fonte bibliográfica

Se você se identificou com alguns dos pontos acima, com certeza esse e-book é pra você.

Indicadores Específicos

O ebook oferece uma variedade de indicadores específicos para o Setor em análise permitindo uma avaliação precisa do desempenho.

Gestão Eficiente

Com orientações claras, ajuda a identificar oportunidades de melhoria e otimização dos processos, contribuindo para uma gestão mais eficiente.

Resultados Tangíveis

Através de exemplos práticos, demonstra como a aplicação dos indicadores pode impulsionar resultados e reduzir custos de forma mensurável nesse Setor.

Ao adquirir este ebook, você garante acesso a uma fonte confiável e especializada em indicadores de desempenho para esse Setor. Com informações detalhadas, orientações práticas e exemplos reais, você estará equipado para implementar estratégias eficazes, otimizar processos e impulsionar os resultados para esse Setor de forma mensurável e sustentável.

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